sexta-feira, 23 de julho de 2010

O Evangelho da Cruz!


O maior símbolo cristão que existe é a Cruz. A crucificação foi o ápice da vida de Jesus. Foi na cruz que Cristo cumpriu com o propósito de Salvação.
A morte de cruz era uma das mortes mais cruéis, eram pendurados na cruz os piores criminosos da época e todo aquele que era pendurado no madeiro era considerado maldito.
Esse foi o preço pago por Cristo pelas nossas vidas. Gosto muito de uma frase que diz que o diabo colocou um preço em nossas vidas, mas Deus conhecendo o nosso Valor pagou o preço!
Essa foi à escolha que Jesus fez por amor a nós. Há um texto da bíblia bastante conhecido que fala desse amor: Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16) Muitos de nós ouvimos constantemente este versículo sem nem ao menos valorizar e compreender este amor. Foi por amor que Jesus se entregou na cruz, Ele mesmo disse que ninguém podia tomar a sua vida, mas que Ele mesmo a dava por amor a nós.
Mas não é bem sobre isso que quero falar. E sim sobre o evangelho da cruz. Há muitas pessoas pregando uma tal de teologia de prosperidade, outros enfatizando as curas e milagres, mas não foi para isso que Cristo se fez homem, viveu em retidão, morreu e ressuscitou. Ser cristão é muito mais do que freqüentar uma igreja, orar como os fariseus e ter uma aparência de santo. Ser cristão é ser discípulo de Jesus Cristo, e o discípulo é aquele que segue os passos de alguém. Jesus deixou algumas orientações para aqueles que realmente querem ser chamados de seus discípulos, os cristãos.
Jesus dizia a todos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem pode perder a sua vida por minha causa, este a salvará” (Lucas 9:23-24)
“E aquele que não carrega a sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:27)
A cruz pressupõe morte. Seguimos a Jesus para fazermos a vontade dEle e não para que Ele faça a nossa vontade! Essa é a verdade do Evangelho. Quando Jesus chamou os seus discípulos sua única exigência era para que deixassem tudo e o seguissem. Não devemos pregar um evangelho camuflado! Jesus é o pão! Mas muitos apresentam esse pão com um queijinho e um presunto no meio, para torná-lo mais atraente! Você me entende?
 - “Aceita Jesus porque Ele quer te abençoar... Ele que te dar Carro, casa, saúde!” Amém, pode até ser que Ele queira, mas não é por isso, nem para isso que devemos crer e confessá-lo como Senhor e Salvador de nossas vidas! É realmente para que Ele se torne salvador de nossas vidas e SENHOR....ou seja,  DONO de nossas vidas!
Ele é o único que garante salvação a nossa vida, é a nossa garantia de vida eterna! E ainda mais, Ele deseja não só nos salvar como também nos chamar de Filhos, e com direito a herança! Mas se tornar herdeiro tem um preço, eu não considero como um preço, porque quando se aprende a amar a Deus acima de tudo e com todas as forças, essa é mais uma declaração de amor a Deus. Mas somente serão herdeiros aqueles que conquistarem a sua herança.
“Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença em sua presença” (Ef 4:13)
“... até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo” (Ef 4:13)
Nosso alvo como discípulos de Jesus deve ser alcançar a perfeição de Cristo. Uma missão um tanto quanto desafiadora, vai contra a nossa natureza humana, por isso devemos nos tornar mais e mais espirituais e dependentes do Espírito. Jesus alcançou a perfeição, nEle nenhum mal foi encontrado, e sim santidade,verdade, justiça, bondade,fidelidade,servidão e integridade. A vida de Jesus nos prova que é possível!
Paulo em Filipenses 3: 13 diz que ele mesmo não pensou ter alcançado, porém, prosseguiu para o alvo. Assim deve ser conosco, quando aceitamos a Cristo iniciamos a nossa caminhada em direção a plenitude de Cristo.
Jesus não nos chamou para pregar um evangelho barato, mas sim para fazer DISCIPULOS! Não somos salvos para continuarmos iguais, mas sim para sermos transformados pela Sua Palavra e para transformarmos a outros!
Quer ser Seu discípulo?
... negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-O!!
Luana Bittencourt



quinta-feira, 8 de julho de 2010

Obediência até a morte!


Hoje aprendi uma lição muito importante e que mudou alguns dos meus conceitos sobre obediência.
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2:8)
O que é ser obediente até a morte?
Jesus foi obediente a vontade de Deus até a morte na cruz! E nós devemos ser como Ele, obedientes até a morte. Mas que morte? A morte da nossa própria vontade de sermos desobedientes.
A obediência não é algo relativo, não escolhemos o que vamos obedecer, nem como obedecer. Nem obedecemos somente aquilo com que concordamos ou entendemos. Se decidirmos ser obedientes devemos ser completos nisso.
Devemos obediência a Deus e também a TODAS as autoridades estabelecidas por Deus. Independente se nós concordamos com eles ou não, se queremos ou não. Isso é obedecer até a morte.
Toda vez que você obedece você vai para a cruz (cruz é fazer o que você não queria fazer).E assim como Jesus, que foi obediente até a morte, e Deus lhe deu autoridade espiritual, quando nossa obediência vai até a morte, recebemos autoridade de governo no mundo espiritual.
O texto de I Samuel 15: 1-26 conta o que aconteceu com o Rei Saul quando Deus lhe pediu para que ele destruísse TODO o povo amalequita e Saul “achando” que estava obedecendo destruiu-os, porém poupou a vida do Rei Agague, e separou o seu despojo (o melhor das ovelhas, bois, carneiros...).
Obediência não é algo relativo!! Deus queria provar o coração de Saul por isso pediu para matar tudo, porém, Saul guardou o despojo, sendo desobediente. Saul achou que estava obedecendo, mas estava enganado. A consciência de Saul não o condenava, mas ele havia desobedecido.
E o que aconteceu com Saul foi que quando indagado acerca disso transferiu a culpa para o povo. Saul preferiu seguir a voz do povo e não a voz de Deus. Saul temeu ao povo, ao homem.
Quantas vezes fazemos coisas que não são exatamente o que o Senhor ou até mesmo os nossos lideres e pastores nos pediram para fazer. Mesmo com uma boa “Intenção” isso é desobediência.

Saul não se arrependeu a tempo e Deus o rejeitou como rei.
O exemplo de Saul foi um exemplo de alguém que desobedeceu ao que Deus ordenou e foi rejeitado por Deus. Mas temos também o exemplo de outro personagem que foi obediente a Deus mesmo não compreendendo o que Deus estava lhe mandando fazer.
Abrãao foi um desses. Deus lhe mandou sair de sua casa e ir para a terra que Deus lhes mostraria. Abrãao obedeceu e isso foi de um ato de fé. Ele não sabia para onde o Senhor o levaria, nem como, nem porque, mas mesmo assim ele obedeceu. (Gn 20:13). Depois que Abrãao obedeceu, Deus lhe mostrou para onde e o para que.
Precisamos obedecer mesmo sem saber para onde o Senhor nos levará, nem quando e nem como.
Essa fase da obediência é a mais difícil, é o primeiro passo, quando precisamos decidir. Neste nível de obediência você decide obedecer e depois não decidi mais nada. Você apenas segue, sem mesmo saber pra onde. UAU!!!!
Jesus fez um convite a todos aqueles que querem segui-lo:
“Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me” (Lucas 9:24)
Quantos realmente têm coragem e disposição para isso?
Negar-se: Abrir mão de tudo por amor a Cristo é nossa obrigação, mas devemos abrir mão também de muitas coisas boas, mas que não é exatamente a vontade de Deus para nós!
Tomar a cruz diariamente: Não existe cruz sem renúncia e não existe renúncia sem cruz.
Seguir: Depois de negar-se a si mesmo e tomar a minha cruz é só segui-lo e ninguém te impedirá de chagar onde o Senhor te mostrar!
Este é o profundo convite que Jesus nos faz! É uma condição sem qual ninguém consegue se tornar discípulo de Cristo!
O preço parece alto, mas a recompensa é maior ainda, uma vida andando com Ele e uma eternidade na Sua Glória!
Eu quero!

Luana Bittencourt