quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Tudo começa com um convite!



“Minha pomba que está nas fendas da rocha, nos esconderijos, nas encostas dos montes, mostre-me seu rosto, deixa-me ouvir a sua voz; pois a sua voz é suave e o seu rosto é lindo.” (Cantares 2: 14)

O que fazes longe da minha Presença?
 Por onde anda a Amada? Escondida nas fendas da rocha?

O Noivo deseja ouvir a voz da Sua amada, mas onde ela está?

Deus tem ouvido a Tua voz? Ele tem visto a tua face?

Eu ouvi este convite quando estava escondida em mim mesma. Eu estava escondida da Presença de Deus, então Ele me fez um convite!

 Podemos nos esconder de Deus de diversas formas, em diversos lugares. Nos escondemos de Deus quando nos fechamos para o Seu agir na nossa vida, quando somos egoístas e só pensamos nos próprios interesses, nos nossos sonhos, nos problemas. Nos fechamos em nós mesmos. Nos esquecemos de compartilhar da nossa vida com Ele que é o maior interessado em nós.
Nos escondemos de Deus quando  achamos que crescemos e nos tornamos independentes. Nos escondemos de Deus quando desobedecemos e pecamos, e a vergonha e a culpa nos faz cobrir o rosto da Sua Presença e calar a voz.

Mas se estamos escondidos Ele tem um convite a nos fazer!

Somos convidados a um relacionamento com Deus. Um relacionamento acontece à medida que duas pessoas escolhem estar juntos e se conhecer. Deus já fez a Sua escolha e Ele não volta atrás, não muda de idéia, não desiste no meio do caminho.

Foi com este propósito que Deus criou o homem, para com Ele se relacionar. E foi assim nos primeiros momentos. O homem, a maior criação de todas, foi formado a imagem e semelhança de Deus, nele estava à essência de Deus, o fôlego de vida. E todo o dia, na viração do dia, lá estava ele conversando com Deus, com o criador de todas as coisas. Isso é demais! É um privilégio e tanto!
Deus nos criou para isso, para nos relacionarmos com Ele! E Deus não muda! Deus não tem plano A e plano B. O homem pecou e perdeu esse privilégio de estar no paraíso ouvindo Deus, mas o plano de Deus continua valendo.

Em toda a Sua Palavra Deus se mostra ainda interessado em homens que estejam a fim de conhecê-lo e andar com Ele. Ele não se cansa de nos convidar a isso. O plano de redenção nada mais é do que a solução para a separação entre o homem e Deus. Ele provê o caminho!

Deus tem encontrado alguns homens que têm aceitado o convite para andar com Ele, mas creio que ainda são poucos.  Abrãao aceitou o convite de sair da sua terra e ir com Ele à conquista de uma nova terra, e não é a toa que foi chamado de amigo de Deus. Moisés aceitou o convite do Senhor para ir com Ele ao deserto e aceitou o convite para subir ao monte. E o que diremos de Davi, se ele foi considerado por Deus um homem segundo o Seu coração certamente ele andava com Deus, o salmista Davi foi um grande adorador e isso gerou nele o coração de Deus, pois nos tornamos semelhantes ao que adoramos! E quanto àqueles que deixaram tudo para andar com Jesus. Tenho uma “inveja santa” do discípulo João. Ele sabia aproveitar melhor do que ninguém a presença de Jesus. Ele não era considerado o discípulo amado porque Jesus o dava privilégios, mas sim porque ele mesmo fazia questão de estar ao lado do mestre, com a cabeça sobre seus ombros!  Talvez alguns naquela época o chamavam de “puxa-saco”, mas sábio era João!  Esses foram homens que responderam ao convite.

Observe o nível de relacionamento ao qual Deus está interessado. Em momento algum ele fala de uma cerimônia religiosa, mas de um andar com Ele, conhecer e obedecer a Sua Palavra, a Sua voz. Não é de pessoas pressas a regras e a religiosidade que Deus está à procura, mas de pessoas obedientes e submissas por amor a Ele.

  Progressivamente Deus foi se revelando ao homem e mostrando níveis de relacionamentos com Ele. O nível de relacionamento de Jesus com a Igreja é algo profundo. A bíblia fala de um casamento entre a Noiva e o Cordeiro. Fala de uma grande festa na eternidade, onde somente aqueles que tiverem vestidos de linho fino, brilhante e puro, que são os atos de justiça, estarão na festa.

A Palavra de Deus é literal! Então se queremos alcançar este propósito devemos nos posicionar como Noiva. Nós devemos nos relacionar com Deus, como tal. E este nível de relacionamentos tem algumas características fundamentais como amar a Deus de todo coração, a intimidade e  a aliança.

O amor deve ser o que nos move na nossa busca por Deus. Este é o maior de todos os mandamentos: amar a Deus com a totalidade da nossa vida. Se o buscamos por qualquer outra motivação, seja por religião ou por conveniência, em vão é tudo o que fazemos.

A intimidade fala de uma liberdade em que podemos ser exatamente como somos diante dEle.  A intimidade nos proporciona momentos de entrega, de refrigério, de refúgio. Momentos em que podemos compartilhar nossos sentimentos mais profundos, sejam eles bons ou maus.  Da mesma forma Deus só compartilha seus segredos com aqueles com os quais Ele tem intimidade.

Mas existe algo que deve estar ligado à intimidade. O temor a Deus! A intimidade com o Senhor é para aqueles que o temem. Sem temor a intimidade é uma violação a Deus. Sem o temor ao Senhor as pessoas usam e abusam do Nome do Senhor. E temor a Deus não está ligado ao medo, e sim a obediência e a submissão. Não compreendemos a graça de Deus sem antes entendermos sobre a ira e o juízo de Deus.
A terceira característica deste padrão de relacionamento é a aliança. A aliança sempre acontece entre duas partes. E a bíblia está repleta de exemplos de alianças feitas entre Deus e o seu povo. Deus sempre manteve a Sua Palavra diante da aliança feita, já o seu povo, tem quebrado a aliança de fidelidade.  
Quando temos uma aliança de fidelidade com Deus não paramos mais para decidir e sim para obedecer. Entregamos a Ele o direito de decidir, e somos simplesmente obedientes e submissos as Suas decisões.
O amor a Deus, a intimidade e a aliança de fidelidade devem ser ancoras que conduzem o nosso relacionamento com Ele a um nível mais profundo.
E é a este nível de relacionamento que o Senhor nos convida!  Ele já fez a Sua decisão por nós, Ele já nos amou e já mostrou o caminho. O amor da Noiva é que é opcional. Ela escolhe entre ficar escondida ou ir ao encontro do Noivo. Ele mostrou o caminho, Jesus nos garante a graça de nos relacionarmos novamente com Deus, a Palavra nos aponta como e o Espírito gera em nós o querer.

Luana Bittencourt



sábado, 14 de agosto de 2010

Conhecendo a Deus - pensamentos de C.S. Lewis

Como podemos ver Deus

"Deus só pode mostra-se como realmente é a homens reais. E isto significa não apenas a homens que sejam individualmente bons, mas a homens reunidos num só corpo, que se amem uns aos outros, que se ajudem uns aos outros e mostrem Deus uns aos outros."

A quem Deus se revela

"E a verdade é que Ele revela muito mais sobre si mesmo a determinadas pessoas do que a outras, não porque tenha os seus “favoritos”, mas porque lhe é impossível mostrar-se a alguém cuja mente e caráter lhe sejam inteiramente adversos."


Como conhecer a Deus

“É como a luz do sol que, embora não tenha favoritos, não pode refletir-se num espelho coberto de pó com a mesma luminosidade com que se reflete num espelho limpo.”

Quando se trata de conhecer a Deus, toda a iniciativa depende dEle. Se Ele não se quiser revelar, nada do que façamos nos permitirá encontrá-lo.”

(C. S. Lewis)


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Tratados SIM, Supercrentes NÃO


Quero compartilhar com vocês um artigo do Pr José Rodrigues que está disponivél no site da mcmpovos. Os seus estudos têm me desafiado a viver em nível mais profundo de entrega à Deus. Deixe-se ser ministrado pelo Espírito de Deus também!     "Existem, pelo menos, 12 princípios que podemos observar pela vida do próprio Senhor Jesus que regem o caráter de uma pessoa tratada pela cruz. A conversão é apenas o primeiro passo da vida cristã que deve seguir diligentemente a transformação do caráter à imagem de Cristo. Muitos pensam que apenas por participar de atividades em suas igrejas estão progredindo na vida com Deus. O maior medidor do quanto realmente levamos o Senhor Jesus à sério é o nosso caráter.  
    Segundo os conceitos desse mundo, um homem de caráter tem uma perspectiva de uma pessoa boa, que não prejudica ninguém e que anda de acordo com a lei. A visão de Deus, a visão celestial, todavia, é muito mais profunda do que isso. Segundo o pensamento de Deus, um homem de caráter é o reflexo da própria pessoa de Jesus.
Muitas vezes nos avaliamos segundo a ótica secular, segundo aquilo que o mundo pensa e nos consideramos as pessoas de maior caráter que possa existir. Mas nosso padrão deve ser o Senhor e nosso avaliador, o Espírito Santo.
    Em nossa caminhada com Jesus devemos avaliar, entre outras, duas características de uma pessoa tratada pela cruz: sua capacidade de andar na luz e de suportar pressões. O abandono da auto-preservação e o exercício da fé em Deus, em detrimento da própria força, são características fundamentais de um verdadeiro seguidor de Cristo. Convido você agora a permitir que o Espírito Santo sonde o seu coração, ao avaliarmos cada uma dessas características:
      Quem anda na luz pode andar em comunhão
     Quando andamos na luz, temos capacidade de transmitir sentimentos e pensamentos espontaneamente em qualquer circunstância. Não há por que escondê-los, mesmo que sejam relacionados a um momento de erro do irmão. Se observarmos um pecado, ele deve ser tratado olho no olho com o outro, tomando sobre nós mesmos a responsabilidade pelo fato. 
     Isso é crescer, procurar resolver o problema. Falar na hora. Muitas vezes as pessoas caem em tentação porque não expressam o que se está passando em seu interior. Não conseguem abrir o coração para ninguém. Se você não pedir ajuda, inevitavelmente estará caminhando para as trevas. Em Provérbios 28.13 está escrito "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia". Quem pede ajuda obtém vitória. A nossa tendência é mostrar falsas aparências. Não queremos nos mostrar fracos e falhos, muito menos expor nossos pecados. Queremos mostrar que somos os "Supercrentes"!
Pois o raciocínio de Deus é dizermos dia após dia o quanto somos fracos e dependentes um do outro e Dele mesmo. Quando andamos na luz temos comunhão. E comunhão significa andar sobre o mesmo propósito. Na claridade podemos enxergar uns aos outros verdadeiramente. Então, seremos transformados toda vez que zerarmos o velocímetro de nossas vidas.
Caráter não é ser isento de falhas. Caráter é expor as falhas e tratá-las.
        Capacidade de Suportar Pressões

      Alta temperatura e alta pressão proporcionam o perfeito ambiente para a quebra a cápsula protetora para se chegar ao interior. As marcas da alma são muito fortes em nossas vidas e nos acompanham desde a infância É necessário que as pressões cresçam continuamente, porque quando a temperatura sobe, a purificação acontece. 
Se saímos de situações de pressão ilesos, temos aí algum problema. Devemos sair das pressões mais humildes, mais quebrantados e principalmente, transformados. Quando as pressões vierem, agradeça. Não caminhe orientado por aparências, mas sim em busca da realidade. Quanto mais você suporta a pressão, mais você estará na cruz. Cuidado, pois a principal reação contrária é a murmuração. Se você se entregar a ela estará atrasando todo o processo. Deus não enviará uma pressão que não podemos suportar. 
      O resultado positivo é o conhecimento mais profundo de Deus. Levando-nos a perder valores que nos são muito importantes, nossos valores mundanos. Porque queremos mudança verdadeira. Nessas situações temos a impressão de que Deus apaga a luz e pára de falar conosco. Não há direção. Pensamos que Ele parou de nos abençoar. Entretanto, esse é o processo necessário para a maturidade. 
      Num determinado momento o Messias também andou em trevas, estava totalmente abandonado pelo Pai. Sem evidências exteriores, só restou o caminho da fé, da Palavra. A Palavra deve se tornar uma âncora. Não culpe ninguém, não faça nenhum tipo de transferência emocional. Você pode perder a oportunidade da purificação. 
Na hora da pressão queremos transferir o peso para outro. Seja nobre e quebrantado, esse é o caminho que nos leva para mais perto de Deus, nos torna mais parecidos com Ele. 
     Não seja supercrente, deixe-se tratar! "

Pr. José RodriguesPr. José RodriguesCasa de Adoração - Trindade / GO