domingo, 3 de abril de 2011

Forte e Corajoso!

"Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso....... Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.... Todo aquele que se rebelar contra as suas instruções e não obedecer às suas ordens, seja o que for que você lhe ordenar, será morto. Somente seja forte e                                                   corajoso!" (Josué 1: 6,7,9,18)

Por muitas vezes lemos este texto na Palavra e em muitas situações nos lembramos que o Senhor nos manda ser fortes e corajosos. Mas desta vez, prestei mais atenção, porque será que o Senhor diz não uma mas QUARTO vezes ao longo deste capítulo de Josué para que o povo fosse Forte e Corajoso? Certamente isto mostra a importância do que o Senhor está falando.

Josué foi levantado por Deus como líder do povo em um momento bastante importante. Estavam todos ali diante da promessa, prontos a conquistá-la. E a primeira palavra que Deus dá a Josué é justamente esta: Seja forte e corajoso!

O povo israelita já tinha passado por "bons bocados" , anos no deserto, uma geração inteira se perdeu porque foi obediente, foram anos de provações, puro tratamente de Deus. Era natural pensar, pelo menos eu pensei, que agora , depois de tanto sofrimento e de tanto lutar, era hora de tomar posse da promessa. Mas, eles ainda tinham um grande desafio pela frente, que lhes exigiria serem Fortes e Corajosos. Conquistar a promessa!

Deus não fala simplesmente para que sejamos forte e corajoso. Ele diz que sejamos SOMENTE forte e MUITO corajoso. Quando o Senhor fala para não desanimar e nem se apavorar é porque Ele sabia que ainda havia muito para lutar antes de alcançar a promessa.

Assim como Israel, quando recebemos uma promessa de Deus temos um longo caminho pela frente. E creio que o que importa para Deus não é a promessa em si, mas sim o quanto  crescemos e amadurecemos em todo este processo. E chegará o momento, ou já chegou, em que já teremos passado por "bons bocados" e o Senhor ainda nos dirá.. seja forte e corajoso...a luta continua! Seja SOMENTE forte e muito corajoso. Você não precisa ser mais velho, mais rico, mais importante.. somente forte e corajoso!

A Bíblia nos ensina que quando somos fracos é que somos fortes (nEle).. Ufa!!! Se o desafio a sua frente ainda te faz sentir fraco e impotente você está no caminho certo. É só depositar sua fraqueza diante de Deus e permitir que Ele se torne a nossa força!
A Bíblia também nos ensina que Deus não nos deu um espírito de covardia, timidez,medo mas de poder, amor e equilibro.  A covardia é combatida dentro de nós pelo que o Espírito gera em nós: pelo poder, o amor (que expulsa o medo) e o equilibro. Então, sejam muito corajosos, ou seja, muito cheios do Espírito, cheios de poder, de amor e equilibro. 

Se amamos a Deus, a Sua Vontade e as Suas Palavras não teremos medo de passar pelo que for. Se estamos revestidos de poder podemos enfrentar principados e potestades. E diante de tanto amor e poder necessitamos de equilibrio para sermos prudentes e não nos considerarmos "super-heróis".


O Senhor continua a dizer: Seja Forte e Corajoso! Cada um de nós tem uma Jericó a sua frente, pronta para ser conquistada. Não importa em que fase estamos. Saímos do Egito, que vitória! Passamos pelas provas do deserto, mas, ainda temos muito a nossa frente. Não desanime! Não se apavore! Seja forte no Senhor e cheio de coragem!


Minha Jericó se chama Huelva. Uma região aqui da Espanha com muitos povos não alcançados. E a sua qual é? É o sonho de estudar? O desejo de ver seus familiares salvos? O ministério que o Senhor lhe deu? Seja somente forte e muito corajoso!


Dios les bendiga!
Luana Bittencourt