sábado, 5 de junho de 2010

Verdades sobre Igreja, Discipulado e Comunhão!

Não quero fazer aqui nenhum estudo aprofundado sobre nada, muito menos uma pregação ou uma exortação. Só quero compartilhar um pouco do que tenho aprendido a perceber e valorizar. Não é nenhuma doutrina humana, mas sim, a pura Palavra de Deus!

É chocante a discrepância entre a Igreja de Cristo e grande parte das igrejas institucionais dos nossos dias. As pessoas têm substituido Jesus por programas de auto-ajuda, por programações que às fazem sentir-se bem, qua alimentam seu ego. Grosseiro isso? Talvez sim, mas, será ao menos que essas pessoas sabem como Jesus se comportaria diante disso tudo? Grande confussão essa!
E qual é  resultado??? Um número absurdo de "desviados" que dessistem no meio do caminho porque se sentem decepcionado com pessoas e instituições. Acredito que se essas pessoas fossem ensinadas a caminhar com Cristo ao invés de a dependerem dos programas ofertados pela igreja e a seguirem regras, quem sabe esse número seria menor!
As pessoas têm confundido seguir regras com ser Cristão! Isso é religião! Ser Cristão é ser discipulo de Cristo e ser discipulo significa seguir alguém, pagando um certo preço. Está ligado a relacionamento, a renunciar suas vontades.

Essa é outra questão que tenho aprendido! O Discipulado está muito mais ligado a um relacionamento em que você ama, aprende e cresce com o outro do que a mais um programa na sua rotina!

Da mesma forma está a comunhão. Cantamos e pregamos sobre isso, mas, nem sempre sabemos o seu real significado. Facilmente nos pegamos dizendo que Fulano tem comunhão com os irmãos porque está em todas as reuniões da igreja. Comunhão agora é sinônimo de assiduídade? Não é o que a Palavra nos ensina.

A Igreja Primitiva vivia em comunhão, o que fazia com que as pessoas enxergassem neles o amor de Deus. Eles conheciam a necessidade um do outro e se necessário  vendiam o que tinham para que todos pudessem ser supridos. Acredito que eles não estavam juntos somente nas reuniões no templo ou nas casas mas que estabeleciam fortes relações entre si.

Então você é contra programação, eventos e tal? De maneira alguma! Acredito que tudo é uma questão de PROPÓSITO! Deus deu uma missão a nós, Igreja, e precisamos usar de todas as ferramentas para alcança-la. O que não podemos é perder o foco: precisamos fazer Jesus conhecido e mais que isso, precisamos ensinar as pessoas a construirem sua própria relação com Ele, a dependerem dEle e a depositarem suas expectativas não em homens ou instituições mas no Deus Vivo!

Mas Jesus e menos religião gente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário